quarta-feira, dezembro 20, 2006

Considerações

“Como a máquina fotográfica captura a imagem?”

Para falar a verdade, achamos que seria fácil encontrar a resposta para esta pergunta que parecia ser simples. Entretanto, não imaginávamos quantos caminhos iríamos percorrer. Iniciamos a pesquisa através da internet no site google com a palavra chave “fotografia”. Mas em nenhum lugar encontramos a resposta. Talvez pelo fato de estarmos habituados a receber respostas prontas.

Claro que a resposta não estaria assim na nossa frente, precisávamos ir em busca dela, mais pesquisa, mais leituras, e nada.
Tudo que achávamos era sobre a história da fotografia, mas a história da fotografia já conhecíamos um pouco. De como a imagem foi capturada através da câmara escura e das experiências na busca de transferir a imagem para o papel.

Entretanto, nada de conseguir a resposta. Descobrimos, também, a importância da luz e que sem ela não há a fotografia. Até por sinal a palavra fotografia vem de FOTO+GRAFO (escrever com a luz). Já sabíamos da necessidade do flash para tirar fotografia em ambiente sem ou com pouca luz.

Mas como a luz entra dentro da máquina fotográfica??? Chegamos ao mesmo princípio da câmara escura, que a luz entra por um pequeno orifício. E o filme, que é feito de uma emulsão de brometo de prata e gelatina, que reagem à luz, capta a imagem que só é visível quando o filme é revelado, utilizando reagentes.

Sabíamos que estávamos perto da resposta, então fomos orientadas a buscar fundamentos na Física, isso nos assustou mais ainda. Mas finalmente encontramos a resposta e melhor ainda assimilamos o processo, que ocorre da seguinte maneira:

A câmera fotográfica é basicamente uma câmera escura de orifício, pode ser de plástico escuro ou metal. No seu orifício entra-se a objetiva, que são lentes cuja finalidade é formar uma imagem real do objeto. Para fotografar o filme é colocado exatamente onde se forma a imagem, ou seja, dentro da câmara na parede oposta à objetiva.

Acreditamos que nossas dúvidas temporárias não foram totalmente sanadas, tem ainda muita coisa a ser estudado, como o funcionamento do flash e do macro, estudar o processo de revelação da foto e ainda quanto tempo uma fotografia pode durar.
Entretanto essas dúvidas que ainda persistem e outras que irão surgir, fazem parte do nosso aprendizado e com certeza iremos atrás de respostas, mesmo às vezes presisando de ajuda.

1 Comments:

Blogger Suely said...

Oi Dagmar... as dúvidas sempre são renovadas em um processo de PA... assim, vamos vivenciando o processo entre dúvidas e certezas... E como pensar isto com as crianças? Temos de pensar... Bjs. Suely

11:05 PM  

Postar um comentário

<< Home